CANAL

Blog sobre exercícios físicos, fisiologia, treinamento de força e áreas afins.

13 de Dezembro de 2016 às 23:12


     Muita gente sai de férias e acaba esquecendo do trabalho que foi feito o ano inteiro, e pode fazer tudo cair por água abaixo! Quando se deixa de treinar, a tendência é que aos poucos você volte a ser o que era antes, ou seja, seus músculos vão diminuindo, isso significa que seu glicogênio muscular (reservas de energia do músculo) diminua, suas fibras musculares vão sendo quebradas gerando energia para atividades do dia a dia. Isso se chama catabolismo, em outras palavras, degradação, destruição.

     Sempre faço uma metáfora usando uma empresa: se a empresa estiver a todo vapor, com muito trabalho, ela contrata mais funcionários (mais músculos), quando a empresa esta com pouca demanda, entrando em crise, a maioria dos funcionários (músculos) são mandados embora, já que eles não tem função naquele momento, e o custo para mantê-los é alto! Então, tanto a empresa quanto nosso corpo, tende a economizar, jogando fora tudo que não tem função.


                                                   

     Então para fazer os funcionários continuarem ali temos que dar pelo menos um pouco de trabalho para que eles tenham alguma função e não sejam inúteis para a empresa. O treino a ser feito nas férias pode ser bem mais tranquilo, com menos intensidade, menos volume e menos frequência. Com isso mandamos sangue com nutrientes para todos os músculos, enviando um sinal para que eles permaneçam por ali.

     Segundo Fleck e Kraemer (1999), perde-se pouco até 3 semanas sem treino, porém acima disso as perdas são grandes, podendo o indivíduo voltar a sua configuração original (antes de ser treinado).


                                                                

     Aproveite esse período para fazer sua fase regenerativa, descansar articulações e o psicológico, para quando voltar aos treinos fortes, ter um resultado bem melhor!


Prof Yesudian Yamada da Gama
Personal Trainer/Atleta IFBB
Fisiologista do Exercício
Mestre em Biociências