CANAL

Blog sobre exercícios físicos, fisiologia, treinamento de força e áreas afins.

18 de Novembro de 2019 às 16:52

Na minha ida para New York para companhar o atleta do UFC Johnny Walker em sua perda de peso para o UFC 244, aproveitei para treinar em uma das melhores academias do mundo! A Power House Gym (Bev Francis).
Nesta academia tem diversos atletas profissionais, principalmente de fisiculturismo! Vários que já participaram e ainda participam das maiores competições do mundo, como o famoso Mr. Olympia!

Lá tive a oportunidade de treinar com o gigante @juandieselmorel (quem não conhecer, acesse o instagram dele)

Juan Morel já está com vaga garantida para ir novamente ao Mr. Olympia 2020.

Juan Morel é um cara muito humilde, atencioso e inteligente, me atendeu muito bem e fiz algumas perguntas para ele que trago aqui para vocês:


(foto com Juan Morel IFBB PRO Bodybuilder Open)
1- Como vc decidiu se tornar um profissional no fisiculturismo?
R: eu apenas percebi que meu físico respondia bem mais rápido que os demais, e aproveitei a genética.

2- Quanto tempo demorou pra se tornar profissional?
R: competi no amador durante 4 anos e me tornei profissional
3- Você conta calorias?
R: não, apenas conto os macros, não sei quantas calorias consumo.

4- Quanto de proteína você usa em pré contest?R: 400g por dia. (Obs: isso da em torno de 3,4g/kg/dia)

5- Sobre refeições livres, quantas você faz no pré contest e no off season?
R: pré contest faço 1 dia livre por semana, onde á vontade. Já em offseason apenas como muito todos os dias. Nunca aumentei meu % minha genética me ajuda.

6- Sobre seu carbup pré competição, quantos dias você faz para encher o glicogênio muscular?
R: faço 7 dias de carbup
7- Qual seu estilo de treino favorito?
R: grande volume, super séries, repetições mais altas mas sempre com qualidade de movimento

8- Ser profissional no EUA é mais fácil que em no Brasil ou em outros países? Ou é tudo muito similar?
R: ser bodybuilder é difícil em qualquer lugar do mundo, hoje tem muita gente virando PRO mas poucos que realmente vão conseguir algo de destaque.

9- Quantas horas você dorme por noite?
R: 6 a 7 horas, gostaria de dormir mais, mas a rotina de treinos e trabalho não permite.

10- Você faz exercício aeróbio?
R: sim, 30 min caminhada 


Eu achei muito bacana as respostas dele e assim temos ainda mais certeza de que a individualidade biológica é o fator mais importante a se avaliar em uma preparação! Ou vcs acham que todo mundo pode fazer 1 dia inteiro de refeição livre em pré contest rsrs ou um carbup de 7 dias?!

Foi uma experiência muito gratificante, pois estar com um dos melhores atletas do mundo, e ver que estou no caminho certo (em termos de conhecimento, preparação, nutrição e exercício), me da mais confiança em fazer um trabalho ainda melhor!



(foto com Sadik Hadzovic IFBB PRO Mens Physique)


Pra quem quiser conhecer mais:

 @bevsgym (instagram da academia) #powerhousegym em #newyork

Um abraço a todos!

Prof. Yesudian Yamada da Gama
Fisiologia do Exercício
Mestre em Biociências

4 de Julho de 2018 às 18:09

     Quando você passa por um momento de estresse mental seu corpo se prepara para o que chamamos de luta ou fuga! Seu organismo ativa o Sistema Nervoso Simpático e libera diversos hormônios como cortisol, adrenalina, noradrenalina para que você lute ou fuja da situação na qual está! Isso é ótimo, pois é uma resposta de defesa do nosso organismo! Porém, nos dias atuais, quando alguém te fecha no transito, ou teu chefe/colega de trabalho te tira do sério você não sai correndo, e também não luta! Toda energia é liberada para os músculos, a glicemia aumenta, a pressão arterial eleva, o sangue é direcionado para a os músculos para te preparar para esta situação de luta ou fuga, e você não tem essa reação!Quando isso ocorre eventualmente não é problema, porém quando o estresse é frequente, isso se torna crônico, e é péssimo! Aí que começam a aparecer alguns problemas de saúde, como:

- Hipertensão

- Resistência à insulina

- Azia

- Refluxo

- Úlcera

- Intestino preso

- Baixa da imunidade (gripes, resfriados, etc)

- Perda de massa muscular

                                                          

Quando o estresse está crônico, o sistema nervoso simpático fica ativado por muito tempo, isso faz com que seja reduzida a motilidade do sistema gastrointestinal, reduzindo sua frequencia de idas ao banheiro, gerando o intestino preso. A azia, refluxo estão muito associadas à isso, pois mesmo que a motilidade do sistema gastrointestinal esteja reduzida, o ácido cloridrico continua a ser produzido e seu excesso no estômago pode causar esssa queimação, e ainda se o consumo de cafeína for exagerado, ou se a pessoa estiver ingerindo medicamentos, essa queimação pode ser acentuada. A longo prazo pode se tornar uma úlcera.


A isônia também é muito comum, pois como o corpo está em situação de luta ou fuga, ele fica extremamente ativado. Apenas quando o sistema simpatico for reduzido e o parassimpatico estiver com maior ativação que estes sintômas irão desaparecer.

A baixa da imunidade está associada a alta elevação de cortisol, pois ele é um hormônio imunossupressor. Além do cortisol baixar a imunidade, ele "rouba" aminoácidos dos músculos, leva até o fígado para fazer gliconeogênsese, que nada mais é do que transformar aminoácidos em glicose.

Algumas dicas para melhorar:

1- Procure controlar e gerenciar melhor seu dia, evitando o estresse contínuo;

2- Quando perceber que esta ficando estressado, e a frequencia cardíaca começar a aumentar, respire fundo e lentamente varias vezes, conseguimos reduzir um pouco a pressão arterial e frequencia cardíaca;

3- Pratique atividades físicas regularmente;

4- Yoga é uma excelente opção, pois foca muito na concentração e respiração, controlando estresse e ansiedade;

5- Antes de dormir procure relaxar, não trabalhe até tarde, leia um livro, assista a um filme, faça algo que saia da sua rotina de estresse.

Perceberam como o estresse pode ser um gatilho para inúmeros problemas de saúde? Vamos cuidar mais de nossa saúde como um todo, do psicológico ao fisiológico!


Prof. Yesudian Yamada da Gama

Fisiologista do Exercício

Mestre em Biociências

consultoriaesportivaonline.com

REFERÊNCIAS:

1- BERNE E LEVI, FISIOLOGIA. ELSEVIER 2006

2- LOURES, SANT'ANNA, BALDOTTO, SOUSA, NÓBREGA. ESTRESSE MENTAL E SISTEMA CARDIOVASCULAR. ARQUIVO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2002

19 de Outubro de 2017 às 17:52

Samuel Fortunato decide mudar o estilo de vida, e em sua primeira competição conquista o 1º lugar Men´s Physique estreantes IFBB Paraná 2017

Dicas de pratos Fitness e Treinos: @samuka_cwb


13 de Dezembro de 2016 às 23:12


     Muita gente sai de férias e acaba esquecendo do trabalho que foi feito o ano inteiro, e pode fazer tudo cair por água abaixo! Quando se deixa de treinar, a tendência é que aos poucos você volte a ser o que era antes, ou seja, seus músculos vão diminuindo, isso significa que seu glicogênio muscular (reservas de energia do músculo) diminua, suas fibras musculares vão sendo quebradas gerando energia para atividades do dia a dia. Isso se chama catabolismo, em outras palavras, degradação, destruição.

     Sempre faço uma metáfora usando uma empresa: se a empresa estiver a todo vapor, com muito trabalho, ela contrata mais funcionários (mais músculos), quando a empresa esta com pouca demanda, entrando em crise, a maioria dos funcionários (músculos) são mandados embora, já que eles não tem função naquele momento, e o custo para mantê-los é alto! Então, tanto a empresa quanto nosso corpo, tende a economizar, jogando fora tudo que não tem função.


                                                   

     Então para fazer os funcionários continuarem ali temos que dar pelo menos um pouco de trabalho para que eles tenham alguma função e não sejam inúteis para a empresa. O treino a ser feito nas férias pode ser bem mais tranquilo, com menos intensidade, menos volume e menos frequência. Com isso mandamos sangue com nutrientes para todos os músculos, enviando um sinal para que eles permaneçam por ali.

     Segundo Fleck e Kraemer (1999), perde-se pouco até 3 semanas sem treino, porém acima disso as perdas são grandes, podendo o indivíduo voltar a sua configuração original (antes de ser treinado).


                                                                

     Aproveite esse período para fazer sua fase regenerativa, descansar articulações e o psicológico, para quando voltar aos treinos fortes, ter um resultado bem melhor!


Prof Yesudian Yamada da Gama
Personal Trainer/Atleta IFBB
Fisiologista do Exercício
Mestre em Biociências


4 de Outubro de 2016 às 23:12

     Olá pessoal, tudo bem?

     Quando comecei meus treinos de musculação em busca de aumento da massa muscular, há uns 10 anos atrás, a maioria das pessoas achava que era impossível ganhar músculos sendo vegetariano. O argumento era sempre o mesmo: "você não irá conseguir ter todos os aminoácidos necessários para construir músculos". Mesmo quando eu sendo ovolactovegetariano (ou seja, consumo ovos, leite e derivados), muitos ainda diziam que a proteína da carne era superior a do ovo e a dos vegetais no quesito de construção muscular.

     O tempo passou e aos poucos fui adicionando massa muscular no shape, comecei a participar de algumas competições, e em 2015 conheci a Natural Science, uma marca de suplementos Veganos (tudo de origem vegetal, nada animal). Então me propuseram um patrocínio. Aceitei o desafio de utilizar a suplementação toda de origem vegetal. Troquei os Whey Protein (proteina do soro do leite) e Albumina (proteina da clara de ovo desidratada) por Rice Protein (proteina de arroz) e Pea Protein (proteína de ervilha).

     Desde então só venho utilizando essas proteínas de origem vegetal, e para os que não acreditam, melhorei ainda mais meu físico, consegui melhorar minhas colocações nas competições, mesmo sem o famoso Whey Protein, consegui ser o 3 lugar no Sul Brasileiro e o 2 lugar no Estadual do PR.



     Não estou falando que as proteínas vegetais são melhores, mas sim dizendo que temos muitas opções além da carne e do leite. E não necessariamente as proteínas vegetais são feitas apenas para veganos/vegetarianos, e sim também para pessoas que tem muita ou alguma intolerância a lactose, ou para pessoas que queiram variar o sabor ou mesmo fazer receitas.

    Então devido a tantas perguntas que recebo diariamente, e muitas pessoa dizendo que a proteína vegetal não funciona, resolvi fazer um comparativo dos aminoácidos com 3 tipos de suplementos proteicos mais famosos (não vou especificar marcas): Proteína MIX de Ervilha e Arroz / Proteína Hidrolisada da Carne / Proteína concentrada do Soro do Leite.

     Meu grande amigo Diego Venantte (@diegovenantte), que é um grande professor de Biologia, me ajudou a montar essa tabela:

     


     A mesma quantidade de proteína (19 gramas) foi usada para calcular a quantidade de aminoácidos para que não haja injustiça com os suplementos.
OBS: a quantidade de aminoácidos pode variar de marca para marca devido as matérias primas e ingredientes utilizados.

     Podem verificar que cada tipo de suplemento tem um perfil de aminoácidos diferente, por exemplo a Fenilalanina é encontrada mais no Mix de Ervilha e Arroz do que na Carne ou no Soro do Leite. Já a Treonina por exemplo é encontrada em maior quantidade no Soro do Leite do que no Mix de Ervilha e Arroz e na Carne.

     Mas os pontos mais importantes a se analisar são:

1- Quantidade total de aminoácidos essenciais

2- Quantidade de BCAAs

     Percebam que a quantidade total de aminoácidos essenciais é bem maior no soro do leite, 8621mg contra 5372mg do mix vegetal e 4298mg da carne. A proteína do soro do leite também ganha de ambas as proteínas em questão de BCAAs, sendo 4309mg contra 2700mg do mix vegetal e 2271mg da carne.

     Ou seja, a proteína do soro do leite realmente fica em primeiro lugar nesse quesito de aminoácidos, não é atoa que ela ficou famosa, porém, em segundo lugar fica o mix de proteína vegetal e em terceiro lugar (para a surpresa de muitos) a proteína hidrolisada da carne.

     Então é o seguinte, caso você seja vegano, vegetariano, intolerante a lactose ou simplesmente prefere consumir proteínas de origem vegetal, você não vai ficar para trás não! Pode ir tranquilo que a quantidade de aminoácidos é o suficiente SIM! Caso você sinta necessidade, ou seu nutricionista desejar uma quantidade maior de aminoácidos, você pode usar uma quantidade um pouco maior da própria proteína, ou adicionar BCAAs isolados (em pó ou cápsula). 

     Meu shake pós treino por exemplo contém em média:

- 30g de proteina Mix de ervilha com arroz

- 5g de bcaa em pó

- 5g de glutamina em pó

- 60g de carboidrato (varia de acordo com a fase da preparação, as vezes malto, waxy maize, aveia ou batata doce)

     

     Resumindo: independente da sua escolha alimentar, se você é onívoro, vegetariano ou vegano, você pode ter resultados! Meu objetivo é estimular a todos que querem evoluir e manter um estilo de vida saudável, assim podendo ter maior qualidade de vida!


Prof Yesudian Yamada da Gama
CREF: 014532G/PR
Especialista em Fisiologia do Exercício
Mestre Biociências
Graduando em Nutriçao