CANAL

Blog sobre exercícios físicos, fisiologia, treinamento de força e áreas afins.

8 de Setembro de 2015 às 15:21

O que é necessário ter para conseguir um ótimo resultado??

São alguns fatores, sendo que quase todos podemos controlar, porém um deles não!


1- Treino

2- Alimentação

3- Descanso

4- Recursos ergogênicos 

5- Genética (único fator que não podemos controlar)


     Se você tiver todos esses fatores bem direcionados, focados em um esporte ou objetivo, você poderá depois de alguns anos, ser um excelente atleta ou ter um excelente físico! Porém, se você quiser ser O MELHOR de todos, terá que ter além de todos os fatores uma genética favorável para que tudo que você faça seja potencializado!


                                                                                       


 Além de todos esses fatores, tem um fator que eu considero cada dia mais importante, mas que não é muito discutido... o controle do estresse. Se você se manter estressado ao longo do dia, isso poderá prejudicar muito seu desempenho e saúde. Quando ocorre o estresse em excesso, o cortisol é elevado, destruindo sua massa muscular para gerar energia de forma rápida e também aumentando sua resistência periférica a insulina. Isso gera um acúmulo de gordura abdominal! Sim, aqueles indivíduos que possuem um corpo magro, mas excesso de gordura abdominal, formando uma grande barriga. E essa circunferência abdominal quando maior que 88cm pra mulheres e maior que 102cm para homens aumenta muito a chance de adquirir diabetes, hipertensão e dislipidemias

     Cortisol elevado também te deixa mais ativo e com batimentos elevados, podendo atrapalhar seu sono, um fator importantíssimo para a recuperação física e mental..

     O cortisol é um hormônio antagônico a testosterona, quando o cortisol está alto, a testosterona esta baixa. Ou seja, também atrapalha nos seus ganhos de massa muscular, força, disposição, libido, etc.


     Então, resumindo, se o estresse estiver dominando sua vida, mesmo você fazendo sua dieta, treino, descanso, utilizando seus suplementos, você pode vir a não ter os resultados esperados. O estresse pode acabar com todos esses fatores que mencionei acima, e ainda piorar sua saúde!


    Quando perceber que irá se estressar, respire fundo, se controle e baixe sua frequência cardíaca. Isso irá ativar seu sistema nervoso parassimpático, e irá evitar a liberação excessiva de cortisol e adrenalina.


Prof Yesudian
Fisiologista do Exercício
Mestre Biociências
CREF 014532G/PR
Graduando em Nutrição