CANAL

Blog sobre exercícios físicos, fisiologia, treinamento de força e áreas afins.

28 de Março de 2015 às 14:42

O pump de forma simples e básica  é o inchaço que aparece no meio do treino. Aquele momento em que você se sente gigante e fica se olhando no espelho! 

Ai, é nessa hora que sai as selfies nos espelhos das academias rsrs

De forma científica, esse pump nada mais é do que uma inflamação que causamos no nosso músculo ao decorrer do treino.

Quando você começa a realizar as repetições no treino, as suas fibras começam a microlesionar, principalmente na fase excêntrica do movimento, ou seja, na fase negativa, quando o peso empurra você para baixo e você apenas controla a descida.

Ao final do treino você sente o músculo quente, inchado, cheio de sangue e levemente dolorido, com perda parcial da função (seu músculo não reage como no inicio do treino no quesito de força, coordenação e resistência). Todos esses sintomas são os mesmos de uma inflamação.

Logo após o treino a síntese proteica estará elevada e ai é a hora de jogar pra dentro aminoácidos e carboidratos de alto IG para iniciar o processo de recuperação e em seguida o anabolismo muscular!

Seu treino tem que ser intenso o suficiente para provocar o pump e o aumento da síntese proteica, mas não pode ser tão leve quanto uma fisioterapia, e nem tão destruidor a ponto de provocar o catabolismo. Ai que muitos erram, ou por treinar demais ou de menos.

                                                  

Fiz uma experiência bem simples para ilustrar esse texto, uma foto antes do treino com 44cm de braço frio, e outra depois do treino com 46cm de braço quente. O meu braço aumentou 2cm de pump em 45minutos de treino. Na foto a diferença não é tão notável, mas se reparar bem da pra perceber o leve aumento.

Nos últimos meses de treino com a melhora da minha percepção, da consciência da ativação dos músculos, e com ajuda de meu coach Emmanuel Martyres, consegui evoluir, mesmo utilizando pouca carga comparado com antes, pois estou conseguindo isolar ao máximo o músculo trabalhado, além de perceber qual é aquele momento de finalizar o treino a fim de estimular o crescimento e não massacrar os músculos gerando catabolismo.


Prof. Yesudian

Graduado em Educação Física
Fisiologista do Exercício
Mestre em Biociências
Graduando em Nutrição